O que a moda tem a ver com a aviação? Tudo!

Quem vê as aeromoças ou comissárias de bordo pelos aeroportos do mundo imagina uma vida glamourosa e cheia de privilégios que elas supostamente tem. Um pouco longe da realidade ou não, quem nunca sonhou em conhecer o mundo e ainda ganhar para isso, as aeromoças inspiram estilo e elegância.

Os uniformes são presentes desde o começo da aviação e ele agrega mais do que uma postura profissional, representa uma empresa, um país. A Braniff airways, extinta em 1990, foi pioneira ao aliar moda e aviação. A companhia teve 4 uniformes criados por Eugenio Pucci que contemplavam a estamparia, a modernidade e o futurismo.

30487_SZGQdLY

A francesa Air France não fica para trás na categoria estilista: teve uniformes projetados por Christian Dior em 1963, Critóbal Balenciaga 1969, Jean Patou, em 1976, Nina Ricci em 1993 e o atual por Christian Lacroix.

Dior - 1963

Dior – 1963

Desde 2005 com a assinatura de Christian Lacroix

Desde 2005 com a assinatura de Christian Lacroix

O uniforme criado em 1968 pelo estilista Pierre Balmain para as comissárias de bordo da Singapore Airlines, preserva a tradição e cultura do país por meio das vestimentas tradicionais, o sarongue e a kebaya, parte superior da roupa que lembra um terno.

Singapore_Airlines_Crew_Uniform_Colours_3_Crop

Um dos uniformes mais bonitos das companhias aéreas é atribuído a Emirates. São tão admirados que foram a inspiração para o novo design dos aviões da própria Emirates.

2258272257-Cabin-Crew-Aug-Open-Day-1-Emirates-invites-candidates-to-jo

Por Renata esteves, do blog www.poaamarelo.com.br

Paris Sempre Paris
Paris Sempre Paris
Meu nome é Rogerio Moreira, além de jornalista, sou publicitário e estudei em instituições como PUCC, Unicamp e FGV. Apaixonado por história, acredito que o estudo de nosso passado nos ajuda a entender como nos tornamos o que somos hoje. Nesse blog, busco reunir e compartilhar curiosidades e histórias incomuns sobre Paris e a cultura francesa. Dessa forma pretendo mostrar o lado quase que desconhecido da cidade, fora dos roteiros turísticos tradicionais. Vamos comigo nessa viagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *